Aventura

Como fazer a Rota das Emoções?

Publicado

no

Já imaginou um roteiro que inclui Lençóis Maranhense, Delta do Parnaíba e Jericoacoara na mesma viagem? Pois é, a Rota das Emoções é um dos principais roteiro turístico do Brasil. Tem um percurso de 937 quilômetros de estrada onde inclui 03 Estados no Nordeste: Ceará, Piauí e Maranhão.

Combinando atrações culturais, gastronomia e paisagens deslumbrantes, esse roteiro vem atraindo viajantes do Brasil e do Mundo.

Rota das Emoções te levam a cenários que mudam rapidamente e encantam em todo percurso.

Só existe uma maneira de como fazer a Rota das Emoções?

São muitas opções, que essa rota pode te proporcionar em destino completo, pronto para receber e agradar todo tipo de viajantes: para quem gosta de praias, rios, dunas, lagos, manguezais, trilhas e o descanso no bom hotel.

O melhor é que não existe rota única, existe todo um mapa de possibilidades de como fazer a Rota das Emoções.

Seu roteiro de como fazer a Rota das Emoções pode ser e deve ser personalizado para ficar de acordo com suas preferências. Mesmo que você venha fazer essa viagem umas 5 vezes, te garanto que ainda haverá mais lugares para descobrir

Estados e Municípios que fazem parte da Rota das Emoções

São três Estados que fazem parte desse roteiro e cada tem um destino âncora:

-Maranhão: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses,

-Piauí: Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e

-Ceará: Parque Nacional de Jericoacoara.

Com apenas estas 3 maravilhas já valeria a pena pegar a estrada e fazer a rota completa. mais não é só isso que temos.

Ao percorrer o litoral dos 3 estados de ponta a ponta, você terá a chance de conhecer os atrativos e as belezas dos outros municípios que integram esse roteiro com grande supressas.

Maranhão: Santo Amaro; Barreirinhas; Paulino Neves; Tutóia e Araioses

Piauí: Ilha Grande; Luiz Correia; Parnaíba e Cajueiro da Praia

Ceará: Chaval; Barroquinha; Camocim; Jicoca de Jericoacoara e Cruz

Como fazer a Rota das Emoções. Foto: Mapa da rota

Qual a melhor época para fazer a Rota das Emoções

E rota é um daquele destino que pode ser feito o ano todo, tudo vai depender da época ideal para sua viagem, considere os passeios que você quer fazer.

Quero ver as lagoas cheias:

O ideal é viajar depois da estação chuvosa, você terá lindas paisagem das lagoas que estarão cheias. Planeje sua viagem de julho a setembro.

Embora de maio a junho você já encontra as lagoas cheias, mas surpreende com algumas chuvas.

Como fazer a Rota das Emoções – Lagoas cheias

Quero curtir a cultura:

O mês de junho é marcado pelas belezas das festas juninas em todo o nordeste, será a sua oportunidade de combinar um roteiro de aventura com uma imersão cultural e gastronômica.

Bumba meu Boi em São Luis/MA

Quero pôr do sol espetacular:

Pois esse espetáculo rola o ano todo, mas tem algo incrível no mês de agosto em Jericoacoara, pode se ver o pôr do sol alinhado perfeitamente com o buraco da pedra furada. É o único mês do ano que isso acontece!

Como fazer a Rota das Emoções. Foto: Pedra furada

Quero praticar esportes:

Se você quer mesmo se jogar no kitesurf, onde saem as chuvas e chegam os ventos de agosto até dezembro com ventos forte atraindo turistas brasileiros e estrangeiros para a Rota das Emoções.

Kitesurfe em Praia Grande-PI

Baixa temporada:

Uma época para quem quer economizar, poucos turistas procura a região nesse período de janeiro a abril, onde os preços caem.

As chuvas são fortes e atrapalha um pouco. De outubro a janeiro, não há chuvas, mas o volume de aguas nas lagoas diminuiu bastante, tira um pouca da beleza da paisagem. Algumas secam por completo, outras ficam com volume baixo.

Por onde começar a Rota das Emoções?

A Rota das Emoções vai dos Lençóis a Jeri, ou vice-versa. Você que escolhe por onde começar. Há pessoas que defendem que o melhor é começar por Jeri, enquanto outras acreditam que o melhor é começar pelos lençóis.

No sentido Maranhão a Jericoacoara

Ao começar pelo Maranhão, você vai viver a parte mais “aventureira” da viagem. Iniciando por São Luiz, logo segue para os Lençóis Maranhense, um dos destaque do roteiro.

O trajeto segue pelo Delta do Parnaíba até Jericoacoara.

No sentido Jericoacoara ao Maranhão

Iniciando pelo Ceará, seu ponto de partida é Fortaleza. A viagem começa mesmo em Jericoacoara, onde mistura beleza e tranquilidade, segue para o Delta do Parnaíba e depois os Lençóis Maranhense, o ponto alto da viagem, deixando as aventuras para o final.

Quantos dias para fazer a Rota das Emoções?

Não tem uma resposta objetiva. Vai depender das atrações que você irá incluir e o ritmo de sua viagem.

Portanto alguns viajantes fizeram com 8 e 9 dias, se faz o percurso todo, mas fica muito corrido. Fica aquele gostinho de quero mais pra explorar tudo com mais calma.

Eu recomendaria no mínimo 12 dias com mais calma e aproveitar mais a fundo pelo menos 4 dias em cada estado da rota.

Portanto, o tempo ideal para se fazer essa rota é muito relativo, vai depender muito do quanto você quer gastar e do tempo que você tem disponível para viajar. Entretanto a rota toda é personalizável, você pode alterá-la de acordo como desejar.

Como chegar nas cidades da Rota das Emoções

Se você já mora no nordeste tem uma alternativa de ir de carro até a primeira base do roteiro que é Jijoca. Mas a melhor opção é pegar um voo, assim para quem mora no sudeste, sul, centro-oeste ou outras partes do Brasil, onde você pode descer no aeroporto de São Luis, no Maranhão, ou Fortaleza, no Ceará.

Dicas da Rota das Emoções

Na verdade, são inúmeras as combinações de roteiro possíveis, com diversos cantinhos surpreendentes para conhecer pelo caminho.

Maranhão

Para quem começa pelo Maranhão tem como ponto de partida São Luís.

Ao chegar e tiver um dia para dormir em São Luís, você pode visitar o Centro Histórico da cidade, que tem um acervo arquitetônico de mais de 4 mil prédios antigos decorados com azulejos portugueses.

Depois de conhecer São Luís, é hora de se deslocar para uma das três bases de apoio, Barreirinha, Santo Amaro ou Atins.

Barreirinhas: É a melhor cidade para fazer base, ter a melhor estrutura, pela praticidade de transporte e pelo custo x beneficio (hospedagem e passeios em conta).

Santo Amaro: Por ficar praticamente dentro do parque nacional, com passeios a mais, lagoas que mantêm um bom volume d’água por mais tempo.

Atins: Se faz questão de uma hospedagem mais charmosa, está disposto a pagar por isso e não se importa em fazer longas caminhadas por ruas de areia para sair a noite.

Depois, siga para o município de Tutóia, na microrregião do Baixo Parnaíba. Essa cidade é um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil, e onde você vai ver belezas naturais aos montes, como os Pequenos Lençóis.

Piauí

Ao sair de Tutóia, é hora de conhecer as maravilhas do estado do Piauí.

A chegada na cidade de Parnaíba é a base mais cômoda para fazer o passeio do Delta do Parnaíba que é o grande destaque, com visita a Lagoa do Portinho, passeio na Trilha das Emoções e pelo litoral de Luís Correia, com a Praia do Itaqui, Praia do Macapá, e visita à Árvore Penteada. Ainda no Piauí temos Barra Grande. É o destino preferido dos adeptos do Kitesurfe.

Ceará

Chegando em território cearense, você vai passar por Barroquinha, onde fica localizada a Praia de Curimãs, e parar em Chaval. Mais tarde, o deslocamento até Camocim. Em Camocim, não deixa de conhecer a Barra dos Remédios e a Lagoa Encantada. Depois já é hora de seguir para Jeri, com parada para conhecer o Mangue Seco.

Já em Jericoacoara, curta o pôr do sol na Duna, o melhor lugar do Ceará para assistir esse espetáculo da natureza.

Ainda em Jeri, conheça a Pedra Furada e algumas das lagoas mais famosa do Ceará, como a Lagoa Azul, a Lagoa do Paraiso e o Buraco Azul.

Finalize a viagem em Fortaleza conhecendo suas belezas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais acessados

Sair da versão mobile